terça-feira, 21 de junho de 2011

A COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOS AGENTES DE PROTEÇÃO EXECUTIVA !!




Qual a distância correta que um agente de segurança pessoal deve ter de um VIP?

Perto para agir caso seja necessário e longe o suficiente para dar privacidade ao VIP?

Essa resposta mesmo parecendo vaga, quando levada a bom termo, evita ou soluciona várias questões com relação às  atitudes que um agente de proteção executiva deve ter, diante de seu protegido.
Não obstante o fato de que, o líder de uma  equipe, ou um agente único deve ser o conselheiro de seu protegido ou o "General de  seu Rei", as questões de segurança não devem causar impactos na vida íntima da pessoa a ser protegida, pois "segurança" em sua essência deve ser um sinônimo de "tranqüilidade". Tranqüilidade essa que o VIP deve sentir quando em companhia de sua equipe ou do seu agente.
Mas como fazer isso?
Como induzir seu VIP a ter a sensação de calma e tranqüilidade, a sensação de "segurança" quando em companhia de seu homem ou equipe? Através da competência profissional, esse é o único meio. Mas "competência profissional" é um termo muito amplo e que, nem todos compreendem em sua totalidade. Muitos acreditam .que o necessário é dominar técnicas de combate em ambientes confinados, outros que técnicas de direção defensiva/evasiva são essenciais, há os que não abrem mão de dominar uma arte marcial e infelizmente ainda existem os "acompanhantes armados" que carregam consigo o estigma de "Leões-de-Chácara".
Mas, além de dominar e praticar todas essas técnicas que desenvolvem o corpo, reflexos e força física, onde estão as técnicas de desenvolvimento da mente e intelecto? O profissional competente deve saber lidar com o seu VIP, saber comunicar-se com ele usando uma linguagem que seja compreensível por ele, compatível com a forma com que ele age e se comunica em sua realidade de vida. Na atividade ao longo de tantos anos, vejo muitos agentes que ao se expressarem verbalmente usam de tantas gírias que dão a errada impressão de a língua portuguesa possui dialetos ou formas de comunicação de difícil decifração.
Eu tive a experiência de trabalhar em uma empresa onde os costumes eram cedidos somente em três cores, e todas as camisas eram obrigatoriamente brancas. Ora tal atitude visava prevenir qualquer tipo de erro quanto à vestimenta dos agentes. Como nossos agentes não dispunham de uma consultoria de moda, os gerentes operacionais temiam dar liberdade aos funcionários ao que diz respeito às vestes e se depararem com verdadeiros "caleidoscópios ambulantes". Em suma, ninguém gostaria de ver seu protegido constrangido na presença de seu agente mal trajado ou com uma combinação de gosto duvidosa.
Vivemos um momento de transformação na profissão onde a tendência é os profissionais de proteção executiva serem considerados verdadeiros especialistas e não mais sofrerem descriminação por atuarem numa sub-função. Por mais "competente operacionalmente" que um agente possa ser, isso não basta para torná-Io competente profissionalmente, é preciso inteirarse sobre etiqueta ao vestir-se e portar-se; é também necessário aprimorar sempre o seu vocabulário e a linguagem escrita e falada. Por mais que alguns possam torcer o nariz, cabe ao agente de segurança também aprender boas maneiras à mesa, pois, não raro o protegido convida seu agente
ou sua equipe para fazer uma refeição no mesmo local que ele, assim como também não é raro o VIP iniciar uma conversa com seu agente. Embora tais conversas devam partir do VIP, isso torna obrigatório ao agente manter-se informado sobre o contexto das atualidades.
Esses são apenas alguns conselhos para que o agente de proteção executiva tenha sucesso em seu trabalho e ajudando-nos a reiterar a idéia que: "Os tempos mudaram e os profissionais também".

Jornal da Segurança, nº 17, texto de José Marcos Orico Magalhães.

 
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Bons estudos e que Deus abençoe a todos !!!



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