segunda-feira, 18 de abril de 2011

A ENGENHARIA SOCIAL E A SEGURANÇA PESSOAL E CORPORATIVA !!

OPERADORAS ALERTAM PARA 'GOLPE DO CARTÃO DE CRÉDITO'

 Clientes das operadoras de cartões de crédito têm recebido ligações de bandidos se passando por funcionários.. Eles alegam que os cartões foram clonados e procuram obter dados dos clientes. Em janeiro, uma operadora chegou a lançar o site www.dicasdesegurancavisa.com.br, tentando alertar sobre os golpes. 

Normalmente, trata-se de uma chamada na qual o bandido se passa por um funcionário do Departamento de Segurança de bancos ou operadoras de cartão. Informa nome falso e até um número funcional qualquer. Em seguida, pergunta se o cliente comprou algo recentemente - em geral, é um produto incomum, para que a resposta seja "não". 

A ligação continua com o bandido afirmando que "provavelmente" o cartão foi clonado. Nesse caso, o telefonema serviria para confirmar o problema e dar ao cliente um crédito para compensá-lo dos problemas sofrido.

A chave do golpe é o fornecimento de dados por parte do usuário para conseguir a liberação desse suposto crédito. Além do número do cartão, ele acaba falando ainda os três ou quatro números que são a chave de segurança para compras pela internet. O cartão é usado logo em seguida, para evitar que seu dono perceba a farsa e a denuncie.

De acordo com Edson Ortega, diretor de risco da Visa do Brasil, os clientes recebem ligações dos bancos que oferecem o cartão Visa, questionando se realmente fizeram determinadas transações, mas nunca é pedido nenhum dado do cartão. Portanto, esse tipo de informação nunca deveria ser passada ao receber um telefonema. "Temos variações desse golpe. Histórias cada vez mais elaboradas onde os fraudadores tentam chegar mais próximos de situações do dia a dia dos clientes para, no fim, pedir informações do cartão. Estão ficando cada vez mais criativos", observa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

"Amigos, a prática acima chama-se: Engenharia Social. Tal prática tornou-se hoje uma das ações mais utilizadas pelos bandidos com a evolução do mundo virtual, advinda principalmente do crescimento da Internet. Hoje, uma verdadeira "praga" que atormenta tanto a segurança pessoal como a segurança empresarial. A Engenharia Social consiste em práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas POR MEIO DA ENGANAÇÃO OU EXPLORAÇÃO DA CONFIANÇA DAS PESSOAS. Para isso, o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc.  Assim, faz-se necessário que tomemos, tanto em nível pessoal quanto em nível corporativo, alguns cuidados para não fornecermos deliberadamente a qualquer pessoa dados importantes que possam colocar em xeque nossa própria segurança ou a de nossa empresa."  Marcos Girão


CONHEÇAM NOSSOS CURSOS ON-LINE !!!!

http://www.superconcurseiros.com.br/cursos-online.html


--> SEGURANÇA CORPORATIVA E TRANSPORTES PARA O TRT-RS CARGO TÉCNICO JUDICIÁRIO ESPECIALIDADE SEGURANÇA  

--> DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO 4 EM 1 PARA AGENTE DE TRÂNSITO ( MANAUSTRANS, CMTU/PR, STTP/PB, PREF. CALDAS NOVAS) - NOVÍSSIMO 

--> DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO PARA AGENTE DE TRÂNSITO DETRAN-DF (EDITAL SAINDO !!)

--> DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO PARA AGENTE DE TRÂNSITO DETRAN-MS


DÚVIDAS, INFORMAÇÕES, ENVIE-NOS E-MAIL:
profmarcosgirao@ig.com.br
Twitter: @profmarcosgirao

EM BREVE:
- CURSO ON-LINE : SEGURANÇA CORPORATIVA --> POLICIA LEGISLATIVA FEDERAL - SENADO FEDERAL !!!

-LIVRO:  
"GESTÃO DA SEGURANÇA PARA CONCURSOS PÚBLICOS"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário