Segundo a polícia, 80% dos crimes de roubos e furtos acontecem porque a vítima teria facilitado a aproximação dos assaltantes.
Em Minas Gerais, uma mulher foi flagrada roubando os clientes de uma loja em Juiz de Fora. Foi tudo gravado pelas câmeras do circuito interno de segurança. Ela fez tudo em 30 segundos e ninguém percebeu nada. A senhora se aproximou das duas clientes que estavam distraídas, escolhendo produtos na prateleira. Ela tentou por duas vezes roubar os objetos de dentro da bolsa da vítima. Na primeira, ela desistiu. Mas, na segunda vez, a mulher conseguiu pegar um telefone celular. Ela guarda o aparelho e vai embora. Agora, a polícia vai usar essas imagens para tentar identificar se essa mulher é a mesma pessoa que foi presa na cidade no fim de fevereiro, quando foi flagrada furtando 15 frascos de protetor solar em uma loja no centro de Juiz de Fora.
Casos como esse acontecem diariamente e para orientar como agir, diante de uma situação de risco, o Coronel Henrique Lima Castro deu algumas dicas. São atitudes simples, mas que dão resultado e evitam dores de cabeça e muitos traumas. Segundo o Coronel, qualquer tipo de crime acontece por dois fatores: primeiro a vontade do criminoso e depois a oportunidade. Ele explicou que na maioria das vezes somos nós mesmos que damos oportunidade ao ladrão. “Se todos criarem medidas preventivas será possível reduzir a possibilidade em função de reduzirmos a oportunidade”, explicou o Coronel Henrique Lima Castro.
Confira as dicas
Na rua
- Se andar com uma bolsa, coloque-a na parte da frente do corpo, com um zíper fechado e observe quem está andando próximo a você.
- Falar ao celular nem pensar. Sem saber, você está se transformando em um alvo fácil para os ladrões.
- Se você mantiver um espaço de 20 metros de outra pessoa estará em uma ação extremamente segura. Quanto mais esse espaço diminuir, aí você estará dando oportunidade para ele.
No carro
- Caso você se depare com os malabaristas em sinais de trânsito, tenha cuidado, essa pode ser a cena perfeita para um assalto. Eles fazem isso para chamar atenção do motorista e puxar algo pela janela. Às vezes, podem até quebrar o vidro com uma pedra ou ferro.
- Evite abrir o vidro para atender um ambulante ou para dar esmola à criança.
- Nunca coloque a bolsa no banco do lado ou no banco de trás, isso chama atenção. Sempre coloque na caixa de cambio do carro.
- Se você observou que o sinal está fechando diminua a marcha do seu veículo porque ele vai fechar, vai abrir e você não chegou a parar. Se tiver que parar, pare sempre de uma forma que você coloque a porta do seu veículo junto a porta direita do veículo ao lado, o mais próximo - se alguém quiser roubar teu carro não vai ter a oportunidade de entrar. Vai dificultar a tua saída e de quem quer entrar. Geralmente o criminoso quer o que é mais fácil.
No ônibus
- As mulheres precisam redobrar a atenção. São elas as principais vítimas de roubos e furtos dentro dos transportes públicos.
- Não é recomendável levar muito dinheiro, usar jóias ou relógios em transportes públicos. O ideal é que a pessoa se coloque dentro do ônibus em uma situação que dificulte o criminoso, por exemplo, junto às portas de saída é mais fácil puxar um cordão e sair.
- Na hora de pagar a passagem tenha cuidado para não puxar varias notas. Separe o dinheiro e coloque no bolso o valor certo.
Fonte: Globo.com (04/04/2011)
CONHEÇA NOSSOS CURSOS ON-LINE NA ÁREA DE SEGURANÇA CORPORATIVA E LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NO SITE SUPERCONCURSEIROS!!!!
http://www.superconcurseiros.com.br/cursos-online.html
Twitter: @profmarcosgirao
EM BREVE:
- CURSO ON-LINE : SEGURANÇA CORPORATIVA --> POLICIA LEGISLATIVA FEDERAL - SENADO FEDERAL !!!
- NOVA VERSÃO DE NOSSA APOSTILA DENOMINADA:
"SEGURANÇA CORPORATIVA E TRANSPORTES PARA TRIBUNAIS"
NO SITE http://www.livrariapublic.com.br/
http://www.superconcurseiros.com.br/cursos-online.html
DÚVIDAS, INFORMAÇÕES, ENVIE-NOS E-MAIL:
profmarcosgirao@ig.com.brTwitter: @profmarcosgirao
EM BREVE:
- CURSO ON-LINE : SEGURANÇA CORPORATIVA --> POLICIA LEGISLATIVA FEDERAL - SENADO FEDERAL !!!
- NOVA VERSÃO DE NOSSA APOSTILA DENOMINADA:
"SEGURANÇA CORPORATIVA E TRANSPORTES PARA TRIBUNAIS"
NO SITE http://www.livrariapublic.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário