sábado, 2 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DO TEMA "CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS" PARA A SEGURANÇA CORPORATIVA !

Plano de Recuperação de Desastres e Continuidade de Negócios, o que vem primeiro?

A recuperação de desastres e a continuidade de negócios são processos planejados que ajudam as organizações a se preparar para lidar com os eventos previsíveis ou não previsíveis, nos quais podemos inserir um furacão ou simplesmente a falta de energia causada pela queda de uma árvore em uma linha de transmissão.

O envolvimento do BCO (Business Continuity Officer) nesse processo pode ir desde a supervisão das ações do plano para dar a sua contribuição e diretrizes, até a participação efetiva para colocar o plano em ação durante uma situação de emergência.

Continuidade de negócios e planejamento de recuperação de desastres são os requisitos básicos para salvaguardar as operações das organizações. É amplamente aceito e divulgado pelos especialistas que o plano de continuidade de negócios e o plano de recuperação de desastres não devem somente existir para cobrir dados, mas devem atender a parte crítica da organização, isto inclui suas operações e processos.

Como você pode assegurar qual é o plano adequado para cada caso?

Se você tem um plano, você sabe que tudo vai funcionar? Você já testou o plano, se sim, como? Além disso, você sabe qual seu papel em uma situação de crise? Quais os serviços / recursos (físicos, materiais, humanos) são necessários e qual o tempo de recuperação estabelecido?

Plano de Recuperação de Desastres é parte do Plano de Continuidade de Negócios

O Plano de Recuperação de Desastres é parte de um processo de planejamento mais amplo que a organização utiliza para recuperar o acesso às instalações da empresa e o retorno das suas operações, também conhecido como Plano de Continuidade de Negócios. É necessário que os planos de recuperação de desastres sejam:

  • Testados frequentemente para que as pessoas envolvidas estejam familiarizadas com as ações específicas que deverão ter, quando ocorrer um desastre;
  • Adaptáveis e atualizados com frequência, por exemplo, se novas pessoas, ou um novo hardware ou software são adquiridos/contratados pela organização, esses devem ser imediatamente incorporados ao plano, mediante a previsão de ações planejadas para atuar em uma situação crítica.
As organizações devem considerar todas as mudanças de cenários, sejam elas de caráter econômico, político-social, bem como a constante atualização e práticas de testes de plano, se desejam maximizar sua capacidade de recuperação após um desastre.

Não se pode esquecer o bem mais importante para qualquer organização, as pessoas! Um incêndio nas instalações pode afetar predominantemente o armazenamento de dados, mas no caso de uma pandemia ou epidemia é mais provável causar efeito direto sobre a equipe.

CONHEÇAM NOSSOS CURSOS ON-LINE para CONCURSOS PÚBLICOS !!! SEJA UM DIFERENCIAL NOS PRÓXIMOS CONCURSOS !!!

PREPARE-SE CONOSCO:


http://www.superconcurseiros.com.br/cursos-online.html

--> SEGURANÇA CORPORATIVA E TRANSPORTES PARA O TRT-RS CARGO TÉCNICO JUDICIÁRIO ESPECIALIDADE SEGURANÇA    (NOVÍSSIMO E ATUALIZADO)


--> SEGURANÇA CORPORATIVA E TRANSPORTES PARA O  TRT-TJ CARGO TÉCNICO JUDICIÁRIO ESPECIALIDADE SEGURANÇA  

--> DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO PARA AGENTE DE TRÂNSITO DETRAN-DF (EDITAL SAINDO !!)

 

DÚVIDAS, INFORMAÇÕES, ENVIE-NOS E-MAIL:
profmarcosgirao@ig.com.br
Twitter: @profmarcosgirao

EM BREVE:

- CURSO ON-LINE : SEGURANÇA CORPORATIVA --> POLICIA LEGISLATIVA FEDERAL - SENADO FEDERAL !!!

- NOVA VERSÃO DE NOSSA APOSTILA DENOMINADA:

"SEGURANÇA CORPORATIVA E TRANSPORTES PARA TRIBUNAIS"

NO SITE   http://www.livrariapublic.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário